Informação 20 de Março
Clínicas veterinárias continuarão abertas
por Marta Pedreira Mixão (newsletter Veterinária Atual)
20 Março, 2020

No seguimento das medidas anunciadas pelo Governo português para contenção da pandemia de Covid-19, existem ainda algumas exceções ao comércio, serviços e circulação.
Para garantir o bem-estar dos animais de companhia, o comércio a retalho de animais de companhia e respetivos alimentos, em estabelecimentos especializados, vai manter-se aberto. Além disto, também as clínicas veterinárias prestarão alguns serviços.
Em entrevista à CMTV, Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), explicou que é necessário que continuem a ser prestados cuidados médico-veterinários.
“Sensibilizámos a tutela, a ministra da Saúde e a ministra da Agricultura, que isso era fundamental, as clínicas continuarem abertas, as que entenderem, para prestar assistência aos animais de companhia”, refere o bastonário, que destacou que a medida se aplicaria apenas a consultas de urgência. No caso das vacinas, a “emergência” só se aplicaria às primeiras vacinas aplicadas a cachorros bebés.
Quanto às exceções que permitem a circulação, o passeio animais de companhia por períodos de curta duração é uma das medidas previstas.
“Esta medida saiu e bem. Aliás, de acordo com as medidas que saíram em toda a Europa. Em todos os países da Europa, nomeadamente até em Itália, onde a situação é mais grave, e Espanha, as pessoas podem ir passear os seus animais. Devem ser passeios curtos. Quando se diz passear o animal na rua, não é fazer convívios nos parques”, alertou Jorge Cid.
“Nunca é demais frisar que não há evidências de que os animais de companhia possam transmitir Covid-19 aos humanos. No entanto, por medida de prevenção, recomendamos que cada vez que os detentores forem passear o seu animal de companhia à rua, por medida de higiene, quando chegarem possam limpar as suas patinhas”, recomendou o bastonário sobre medidas a adotar, justificando que “manda a precaução que tenhamos todas as precauções; serão as mesmas medidas para os animais de companhia”.

