Bem Estar

 

Animais-felizes

A chegada de um animal de estimação a casa é sempre um motivo de alegria…mas também de algumas preocupações! A pensar em si e no seu novo companheiro, sugerimos algumas recomendações de saúde. Quando se aperceber que há alterações significativas e persistentes do comportamento do seu animal de estimação deve consultar o seu Veterinário. Sugerimos que consulte o Veterinário se o animal apresentar qualquer um dos seguintes sinais:

  • Descargas anormais do nariz, dos olhos ou ouvidos
  • Comportamento anormal, agressividade repentina ou letargia
  • Caroços anormais, coxear ou dificuldade em levantar-se ou deitar-se, recusa em subir ou descer escadas
  • Perda de apetite, perda ou aumento de peso assinalável
  • Consumo excessivo de água, aumento da quantidade de urina e sua diluição
  • Eliminação de fezes ou urina difícil, anormal ou descontrolada
  • Agitação excessiva da cabeça, coçar, lamber ou morder qualquer parte do corpo
  • Caspa, queda de pelo, feridas abertas ou pelo irregular, peladas
  • Mau hálito ou depósitos excessivos de tártaro nos dentes
  • Vómitos e diarreia, alteração do aspecto das fezes
  • Tosse ou sensação de engasgamento
  • Perdas de sangue
  • Nas cadelas, corrimento após o período de cio e hipertrofia mamária

 

Cuidados Gerais

Apenas um animal de estimação saudável é um companheiro feliz. Garantir o seu bem-estar requer cuidados regulares e atenção a qualquer indício de problemas de saúde.

Dieta

Uma dieta equilibrada é essencial para um crescimento saudável. A escolha da dieta nem sempre é fácil, mas poderá aconselhar-se com o seu médico-veterinário. Há um conjunto de alimentos não devem ser dados aos seus animais: café, cebola, alho, uvas, passas e abacate são tóxicos. Para os cães a alimentação seca deve ser introduzida a partir das 6 semanas de idade e pode ser dada à descrição até aos 2 meses. A partir desta idade, deve adequar-se a dose diária de alimento recomendada. Os gatos poderão ter alimentação à descrição (alimento disponível todo o dia) ou realizar duas a três refeições por dia (limitando o tempo ou a quantidade de alimento disponível).

Vacinações

Os planos vacinais e prazos estabelecidos devem ser cumpridos para garantir a proteção do seu companheiro de doenças infecciosas graves!   Os planos vacinais e prazos estabelecidos devem ser cumpridos para garantir a proteção do seu companheiro de doenças infecciosas graves! O esquema vacinal será desenhado tendo em conta a idade e estilo de vida do seu animal de estimação. Por norma, a vacinação deve ser iniciada entre as 6 e as 8 semanas de idade, e devem fazer-se os reforços necessários para garantir a sua máxima eficácia. Até ser completado todo o esquema vacinal, os passeios deverão ser sempre ao colo e evitar contacto com animais não vacinados.

Desparasitação Interna

O controlo dos parasitas internos (lombrigas e ténias) deve ser realizado a partir dos 15 dias de idade. Alguns parasitas podem ser transmitidos durante a nascença e causar problemas em cachorrinhos. É recomendado desparasitar internamente os animais a cada 15 dias, até aos 3 meses de idade mensalmente até aos 6 meses, e a partir desta idade com uma frequência de 3 a 4 meses.

Desparasitação Externa

Proteger contra pulgas, piolhos, carraças e mosquitos são importantes medidas de prevenção contra muitos outros problemas médicos. Existem vários produtos em diferentes formulações para proteger o seu animal.A partir das 7 semanas é recomendada a aplicação mensal de desparasitaste externo ou a colocação de coleiras antiparasitárias de longa duração.

Higiene Oral

É importante adoptar e manter certos cuidados de higiene oral no seu animal de estimação. Pequenos detritos e restos alimentares acumulam-se na boca do seu animal, ajudando ao desenvolvimento de bactérias e ao aparecimento de tártaro e de doença periodontal - caracterizada por inflamação das gengivas, mau hálito, mau aspeto dos dentes, e perda ou fractura dos mesmos. A escovagem regular dos dentes com pastas próprias para animais de estimação e de produtos que que atrasam e reduzem o seu desenvolvimento são formas eficazes de limpeza.

Banho e Tosquia

Os banhos e as tosquias também fazem parte integrante da saúde e bem-estar do seu animal de estimação.   Os banhos e as tosquias também fazem parte integrante da saúde e bem-estar do seu animal de estimação. Deve escovar regularmente o pelo do seu animal com uma escova adequada. Deve evitar dar banho aos seus animais até o protocolo vacinal estar completo. Caso necessite de realizar limpezas, poderá utilizar toalhetes húmidos ou champôs secos desenvolvidos para animais jovens.